CNM - Confederação Nacional de Municípios

Fases da obra

Neste espaço, estão à disposição todas as informações e documentações que envolvam diretamente a execuçõo da obra. O projeto arquitetônico do edifício-sede da CNM tramitou junto ao GDF de março/2011 a julho/2012, quando se obteve a sua plena aprovação.

Em dezembro de 2012, o processo para escolha da construtora da sede da CNM foi iniciado, culminando no preparo do terreno para início das obras em agosto de 2013.

01

Conquista do Terreno

2003 - A cessão de um terreno de 5,8 mil metros quadrados para construção da sede da CNM foi anunciada, pela primeira vez, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na VI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Anos mais tarde, o local no centro político de Brasília foi efetivamente cedido. Só em 2010, toda a documentação para inciar a obra foi conseguida.

Saiba Mais

02

Concurso Arquitetura

Em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-DF), o Concurso Público Nacional de Arquitetura (CPNA) – Sede da CNM em Brasília foi lançado para encontrar um projeto adequado às expectativas dos Municípios. O vencedor do Concurso foi o projeto elaborado pelo escritório Mira Arquitetos, de arquitetura de São Paulo, que concorreu com outros 88 candidatos e se destacou por sua poesia e delicadeza.

Saiba Mais

03

Pedra Fundamental

A CNM assumiu a posse do terreno em julho de 2010, cuja cessão de uso foi renovada em dezembro de 2012. Em dezembro de 2010, integrantes da diretoria visitaram o terreno e promoveram a Cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental da nova sede da CNM.

Saiba Mais

04

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

A Confederação plantou árvores em parque urbano localizado em Brasília no dia 3 de dezembro de 2013. Foram plantadas 151 mudas, todas de espécies nativas da região (jacarandá, aroeira, angico, sucupira, dentre outras), em sinal de restituição das cinco árvores (sucupira e jacarandá) que tiveram de ser retiradas no local da obra.

Saiba Mais

05

INÍCIO DA OBRA

Após processo de terraplanagem, escavação e contenção, as Fundações da casa dos Municípios começaram a ser erguidas. Enfim, o grande sonha começou a ser palpável. Blocos, Baldrames, Lajes, Pilares, Vigas e Cortinas foram implantados para receber a estrutura metálica e o que era penas uma construção se tornou na casa dos Municípios em Brasília.

Saiba Mais

06

VISITA GUIADA

Para apresentar a nova sede aos gestores municipais, a CNM promoveu a série de encontros Novos Gestores, em Brasília. O evento ocorrido durante duas semanas, por região, recebeu os municipalistas e proporcionou momentos emocionantes nas primeiras atividades ocorridas nas instalações.

Saiba Mais

07

INAUGURAÇÃO

Chamada de a Casa dos Munícipios em Brasília, a sede da CNM foi inaugurada dia 16 de maio de 2016. Com grande festa e muita emoção, o ex-presidente da entidade e idealizador da estrutura, Paulo Ziulkoski, reforçou que o prédio representa a força do movimento municipalista brasileiro. O prédio possui um salão nobre para 500 pessoas, quatro salas multimídias integradas e conforto para colaboradores, prefeitos e visitantes. Também conta com Museu do Municipalismo, uma praça cívica e uma Biblioteca. O espaço foi desenvolvido a partir dos conceitos sustentabilidade e inovação. As instalações com mais luminosidade natural, com o telhado verde, espelho d’água, reutilização de águas pluviais e telhado verde.

Saiba Mais

08

PRÊMIOS

Desde sua inauguração, o prédio da CNM já concorreu a diversos prêmios e foi um dos vencedoros do Prêmio Obra do Ano 2017 da ArchDaily Brasil.

Saiba Mais